quinta-feira, 7 de julho de 2011

Insensato Coração - Capítulo de Quinta Feira 07/07




Esta cada vez mais emocionante as cenas de Norma (Glória Pires) e Léo (Gabriel Braga Nunes), ao usar o Dona para todas as suas ações destinadas a patroa é o máximo da humilhação e da servialidade. O cafezinho que ele serviu para Wagner (Eduardo Galvão) é incrivelmente a melhor afronta no ego do vilão e no qual o advogado pode se deliciar. Agora sim a trama envereda para o terror-psicológico que tanto aguardávamos.

A crítica a burguesia novamente grita e as cenas são deliciosamente divertidas, com Eunice (Deborah Evelyn) e Tia Neném (Ana Lucia Torre) no chá para resolver ações beneficentes, a pose de uma e a cara de tédio da outra são impagáveis, junto ao enfadonho assunto das tais obras e a imposição que as benfeitoras querem aplicar pela caridade, é lido como golpe de mestre, só  grandes artistas conseguem transportar para a tela de maneira sutil e elegante que a filantropia tem seu lado ditador. E por mais eloqüente que seja esta colocação, esta cena entrou para as minhas favoritas até agora.

Por mais que eu sempre frise que existem muitos personagens atoa na novela, eu realmente tenho esperança que nada seja em vão e que tudo comece a ter sentido dentro de alguns capítulos. Mas eu me atreveria a dar o veredito de pelo menos 60% dos atores e do que "não" vai acontecer, e analisar o empenho disto do começo até o final da novela. Porque Marina (Paola Oliveira) e Pedro (Eriberto Leão) estão cada vez mais perdidos e passaram a coadjuvantes. O batman com aquela historinha de ir atrás do irmão já rendeu quase 10 capítulos, e a batgirl só apareceu no capítulo de hoje para fazer comercial de tinta, é no mínimo estranho esse desperdício.

Cordel Encantado - Bonitinha e Envolvente

Temos que aplaudir Cauã Reymond e Bianca Bin, os dois saíram de Passione ofuscados com personagens sem brilho por mais que fosse destaque na trama. Chegaram no horário das seis para protagonizar a trama com a meta de melhorar a audiência e recuperar a credibilidade na carreira. Foi uma aposta arriscada da Globo, claro que ela se valeu de bons nomes na retaguarda mas o grande destaque é a presença do casal protagonista.  Nathalia Dill tem talento, seu desempenho é sempre de bom para ótimo, precisa fazer uma novela no horário nobre para desabrochar de vez.  Bruno Gagliasso deveria ter descansado do Berilo e deixado a responsabilidade de vilão para alguém mais competente.


Mas fato é que Cauã e Bianca estão com a química perfeita para a novela, e envolver a telespectadora que adora um romance meloso e sofredor, precisa ter no mínimo a tal química. A história é bonitinha e bem tramada, personagens carismáticos e interessantes. Nota-se que não precisa do nudismo exacerbado para segurar a atenção dos expectadores, Jesuino apareceu algumas vezes despido e não foi gratuito. Só temos que nos orgulhar por ter uma historinha bonitinha e emocionante na televisão brasileira, sem apelações como deve ser.

Fina Estampa - Primeiras Impressões


Insensato Coração esta na reta final ou chegando há, e estamos de olho na substituta que ocupara seu lugar no horário nobre. Devo confessar que já gostei muito de Aguinaldo Silva, mas os últimos trabalhos me deixaram bem insatisfeita, por isso não coloco muita fé em Fina Estampa, mas devo confessar que me simpatizo com a maioria do elenco escalado.
A novela será um misto de Mildred Pierce* e Ugly Betty**, será dramática e divertida. Faço aposta que a química de Caio Castro e Adriana Birolli será perfeita. As cenas da taxista vivida por Arlete Salles também promete muita diversão. E o embate entre Cristiane Torloni e Lília Cabral será o grande assunto da novela. Já Carolina Dieckmann terá que se dedicar para superar a chatinha Diana de Passione. A novela não fará merchandising social pela causa gay, mas terá o super afetado  Crô vivido por Marcelo Serrado.  Por enquanto é isso, na dança das cadeiras a novela perde Juliana Paes e Mauricio Mattar, mas muita coisa pode acontecer a língua ferina do autor não sossega.
No seu blog mega polemico ele pública e destila farpas para todos os lados e conta novidades do que irá acontecer na sua próxima novela. Aguinaldo é mestre em escrever personagens femininos impactantes, só por isso já vale conferir sua obra.


*Mildred Pierce – mãe solteira quer dar condição de vida melhor para os filhos e é humilhada pela prole por fazer trabalho braçal. Dá a volta por cima e ganha muito dinheiro, mas a índole da família não muda e despreza sua origem.

**Ugly Betty – mulher de negócios poderosa e refinada, degrada seus subalternos e maltrata os empregados. Tem um fiel escudeiro gay que é seu servo e escravo. Faz de tudo para atrapalhar a vida da mocinha que cruza seu caminho por acaso.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Insensato Coração - Capítulo de Quarta-Feira 06/07

 A novela acaba daqui 45 dias e os autores já estão mostrando o “the end” de alguns personagens. É quase impossível que as tramas de alguns núcleos sofram modificações, por isso é dado como certo que Alice (Paloma Bernardi) e William (Leonardo Carvalho) digam adeus em breve a novela e vivam felizes para sempre. O que não é de todo mal. Dois personagens insípidos e sem articulação, fico constrangida de assisti-los. Um só faz merchandising e agora resolveu ser galã, a outra é mocinha e conselheira da irmã desde a novela passada. Já vão tarde!

Vamos concordar que a novela está apelando, dois personagens apareceram de cueca e exibiram seus dotes físicos e sexuais, não precisava no mesmo capítulo explorar tanto o assunto. E não é onda politicamente correta, só acho apelação. André (Lázaro Ramos) agora está bom moço e talvez esta seja sua única função a de se exibir. Já o  Rafa (Jonatas Faro) veio a calhar, ele estava muito magro e parecia doente, deu uma revigorada, não agrega nada para trama mas para os olhos da moçada... Sim, teremos que agüentar o ator em mais algumas novelas.

Em meio a todos esse personagens inúteis, temos o tapa que Léo (Gabriel Braga Nunes) levou de Norma (Glória Pires), essa sim uma grande cena dramática e bem feita. A impressão que eu tenho é que os outros personagens ficam assistindo os dois atuarem. Deve ser difícil fazer uma novela em que só dois personagens atuam, mas a culpa disso se chama talento, quem tem usa quem não tem faz comercial para banco e cosméticos, aparece de cueca ou na academia fazendo caretinha.   

terça-feira, 5 de julho de 2011

Insensato Coração - Capítulo de Terça-Feira 05/07

No capítulo de hoje o grande destaque foi Ismael (Juliano Cazarré), ele vem se destacando desde que voltou a novela. Seu personagem hoje transita e movimenta na trama muito mais que alguns protagonistas. Ele é aliado de Norma (Glória Pires), amante de Eunice (Deborah Evelyn) e suposto comparsa de Léo (Gabriel Braga Nunes),  é isso que eu chamo de se fazer necessário. Gilberto Braga e Ricardo Linhares não contavam com a astucia do ator, ele é oriundo do cinema brasileiro com vários personagens importantes.

Fora o desempenho brilhante do ator, temos que ressaltar que o personagem é ótimo e tem um jeito todo másculo que faz a alegria das mulheres e serve de vitrine para os homens. O modo como ele fala e se exibe para Eunice é perigosamente excitante, e a subserviência e gratidão para com Norma é sensato. Ismael roubou a cena do pipoqueiro Dorival (Rogério Freitas), do mordomo Isidoro (Antonio Fragoso) que desapareceu na mansão de Vitória (Nathalia Timberg), e deixa alguns atores principais assistir sua atuação na platéia.

O jogo psicológico em Insensato Coração esta apenas começando, Norma e Léo vão se engalfinhar e se amar, com o amor a loucura e a insensatez da vingança gritando na novela, neste cenário todo esta Ismael, rolando solto com sua fiel dedicação a patroa. Aguardemos as cenas em que Eunice vai se deleitar novamente nos braços do brutamonte.

Morde & Assopra carece de uma boa história


Percebe que um autor de novela perdeu a mão quando ele começa a mudar a trama, e sem sentido nenhum o texto original passa a ser outro. Morde e Assopra carece de um bom assunto, a novela é chata e sem grandes atrativos. Adriana Esteves e Mateus Solano até são simpáticos, diferente do que acontece em Insensato Coração onde o casal protagonista é um tédio, eles seguram bem a trama mas o enredo geral não envolve e não atraí.



O que incomoda também é ver Elizabeth Savalla no mesmo papel, deve ser a quinta novela do Walcyr que ela trabalha e o personagem é o mesmo; perua maldosa e sem nada na cabeça. Nem Julia Roberts conseguiu ir tão longe e repetir os mesmos personagens. Fora Elizabeth Savalla! Coloca outra atriz, tudo bem ela ser sua grande amiga paulistana Walcyr e vocês terem afinidades, mas coloca ela no personagem da Dulce (Cassia Kiss Magro), dá o papel de mãe sofredora e batalhadora. Será que ela dá conta do recado? Não dá né, ela só sabe fazer esse papel mesmo.

O assunto dinossauro é interessante, a robótica e o futurismo também, o que deu errado é que ele não entende do assunto e quis explorar. Cadê a central de pesquisa da Globo? Walcyr Carrasco mata os personagens que não deram certo e deixa atores bons como Caio Blat e Ana Rosa perdidos.  A velha guarda da emissora esta a disposição do autor, ele não tem do que se queixar, o que falta é uma boa história para essa turma toda trabalhar.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Insensato Coração - Capítulo de Segunda Feira 04/07

Agora sim podemos dizer que começou o jogo psicológico entre os dois personagens, Norma (Glória Pires) e Léo (Gabriel Braga Nunes) estão literalmente roubando a cena e deixando o resto da novela a ver navios. O que dizer das cenas entre Marina (Paola Oliveira) e Pedro (Eriberto Leão)? Gostava mais quando eles estavam separados, é preferível um pote de mel a esses dois juntos.


Dona Norma foi o destaque da noite, a novela conseguiu a proeza de manter o prometido e fazer do jogo psicológico um atrativo. Longe de ser ainda um terror psicológico a novela manteve o interesse e o frisson. Câmera colocada no lugar certo, fundo musical envolvente e atuações brilhantes. As cenas de flashback nunca foram tão bem vindas, reforçar o porquê do epilogo é importante, por mais que pareça repeteco para os que acompanham essa função vem sublinhar as ações, e situar os atrasados que chegaram agora.
Sério mesmo que o André (Lázaro Ramos), Carol (Camila Pitanga) e Raul (Antonio Fagundes) vão ficar nessa lenga-lenga sem fundamento? Espero ansiosa que os autores nos poupe dessa chatice e constrangiemnto. Em compensação, Tia Neném (Ana Lúcia Torre) com várias funções e sempre causando.

A Casa Cor em Insensato Coração

Cinco cenários de diferentes classes sociais decoram e dão brilho a novela, junto a uma cuidadosa direção de arte que da destaque e realça a identidade dos personagens. Por mais padrão que seja salas e outros cômodos, cada casa tem um toque especial sendo o diferencial na trama.
Insensato Coração é uma novela com cores frias, dificilmente teremos um cenário almodovariano que preza o kitsch, por mais que possua um núcleo suburbano, a novela opta pela sobriedade dos móveis e do designer. Ela é cheia de referencias às obras de arte, e sempre aparece uma peça ou um quadro renomado, mas não vamos nos ater a isso.  

A casa de Eunice (Deborah Evelyn): por mais que o laranja grite ao fundo, o que vemos em primeiro plano é o marrom, bege e o mostarda. A estrutura um pouco decadente das paredes remetem a um ambiente nem um pouco acolhedor. Essa decoração dialoga com as característica da personagem, que não é muito afável com os entes próximos. Esse descuido vem a calhar sendo que Eunice almeja se mudar do bairro.
A casa de André (Lázaro Ramos): um apartamento moderno com peças que prezam por uma armação diferenciada. As cores são frias, o mostarda é mais vivo indo quase para o amarelo, o bege é mais claro, e isso é o que da sobriedade ao apartamento. Muita iluminação, se observarmos são vários focos de luz sendo que o fundo é o mais iluminado. Apesar de muita informação o ambiente é limpo. É nítida a personalidade de André no apartamento, uma pessoa que gosta de tudo às claras, que joga com a verdade mesmo que machuque o próximo.

A casa de Gabino(Guilherme Piva): Aqui o verde com o marrom se faz presente, a casa é simples, móveis sóbrios com pouquíssimo detalhe, a iluminação é discreta, porém se faz notar. É uma casa que agrega vários personagens, mas o dono é metódico e assíduo a limpeza. O estofado é coberto de plásticos, nota-se um cuidado. Como é, quase, o chefe da família, a personalidade do pequeno empresário esta ali na organização dos móveis e na postura correta e conservadora. Nada é demais no apartamento.

A casa de Vitória(Nathália Timberg): Nota-se peças e obras de arte na casa, o bradar da classe social impressiona. O verde e o cinza com um vermelho discreto fazem desta casa um primor de elegância e sofisticação. Possui peças que, por mais que passem despercebidas, são um deleite para os olhos atentos. Vitória Drumond é figura de destaque na trama, por mais que não tenha uma grande função dramática, ela pertence ao requinte que os autores sempre apresentam em suas novelas. A postura de Vitória condiz com sua casa, rica em detalhes sofisticados.


A casa de Haide (Rosi Campos): As cores são mortas, o bege é o destaque e o xadrez do papel de parede diz muito da condição social da personagem. A mesma janela da casa de Eunice é a da casa de Haide, podia passar despercebido isso, então perceba o cuidado da direção de arte. Diferente das outras casas, as peças são extravagantes com flores, renda e fotos. Os móveis são artesanais e sem nenhum encanto. A luz quente da uma sensação aconchegante e acolhedora, como toda casa de mãe tem que ser.

domingo, 3 de julho de 2011

Tia Neném merece uma morte ala Odete Roitman

Comenta-se que Léo (Gabriel Braga Nunes) será morto nos próximos capítulos e esse será o grande mistério para o final da novela. Injustiça! Quem deveria ser morta é a Tia Neném (Ana Lúcia Torre), ela é a personagem mais polemica da novela. Tia Neném é a Odete Roitman (Beatriz Segal) de Insensato Coração. Um verdadeiro personagem de peso, que sempre esta no trending topics do twitter, se ela morrer a audiência vai arrebentar, eu garanto.


Matar Léo é como matar Taís (Alessandra Negrini personagem de Paraíso Tropical), só se destacaram porque são vilões. Tia Neném não, ela como Odete é uma antagonista que movimenta a vida de todos os personagens da novela inclusive os secundários. Mesmo sendo prevista sua morte no meio da trama, devido ao seu carisma com o telespectador, ela ficou, como a novela chegará ao fim, nada melhor que um “grand finale” para a personagem.

Tia Nenem não pode ser rebaixada a um chaveirinho na trama, depois de Eunice (Deborah Evelyn) ela é a melhor personagem, e manteve o interesse e os comentários nos metros e ônibus das grandes metrópoles. Ela não tem a elegância de Odete, mas ela tem discrição, suas malfeitorias são cautelosas e ao mesmo tempo aloucadas, sua língua é ferina, mas é para o bem da família.
Gilberto Braga e Ricardo Linhares se querem mistério, matem a Tia da trama, o Brasil vai parar para saber e desvendar este crime.

Insensato Coração X Vale Tudo

Desde que Insensato Coração estreou é inevitável as comparações com a clássica novela Vale Tudo. Muitos dizem que a primeira é uma releitura da segunda e que  possui vários elementos que lembram o grande clássico. O que eu discordo. Mas quem procura acha e eu achei algumas semelhanças entre as duas tramas. Pretendo comentar a trajetória detalhada em outra publicação.
Vamos lá:
Raul X Raquel
Raul (Antonio Fagundes) e Raquel (Regina Duarte) – os dois perdem tudo por culpa dos filhos de índole interesseira, mas logo refazem a vida. São brasileiros que prezam a moral e a família. São gente boa e impiedosos com a impunidade. Coincidência ou não a letra “R” é a inicial de ambos os nomes.





Leonardo X Maria de Fátima
Léo (Gabriel Braga Nunes) e Maria de Fátima (Glória Pires) – são ambiciosos e passam por cima de tudo e todos para chegar ao topo. O primeiro se relaciona com prostitutas e a segunda com um gigolô. Os dois se casam com membros da alta sociedade carioca, mas são desmascarados. Ambos têm relacionamento conflituoso com os pais, e uma necessidade de negação dos valores familiares.


Pedro X Solange
Pedro (Eriberto Leão) e Solange (Lídia Brondi) – são muito bonzinhos e querem ajudar a todos sempre. Claro que são enganados e perdem seus grandes amores. A maior semelhança é o espírito de justiça que submerge os personagens do meio da trama para o final, e tudo acontece simplesmente para recuperar o grande amor perdido e comprovar a inocência.
 Marina X Afonso
Marina (Paola Oliveira) e Afonso (Cassio Gabus Mendes) – ambos são herdeiros de um império poderoso e pertence à alta sociedade. Os dois se casam sem amor por terem sido supostamente enganados pelos vilões. São decididos e donos de uma personalidade forte. A áurea do mocismo reina em ambos os casos. Ah sim, os dois são bem chatinhos.
Horácio X Marco Aurélio 
Horácio Cortez (Herson Capri) e Marco Aurélio (Reginaldo Faria) – corruptos de caráter frio, os dois possuem uma relação dificil com seus filhos bobinhos. Possuem amantes, suas esposas sabem disso, e não tem compostura para lidar com os funcionários. Aproveitam do sistema financeiro brasileiro e odeiam o Brasil.