domingo, 3 de julho de 2011

Insensato Coração X Vale Tudo

Desde que Insensato Coração estreou é inevitável as comparações com a clássica novela Vale Tudo. Muitos dizem que a primeira é uma releitura da segunda e que  possui vários elementos que lembram o grande clássico. O que eu discordo. Mas quem procura acha e eu achei algumas semelhanças entre as duas tramas. Pretendo comentar a trajetória detalhada em outra publicação.
Vamos lá:
Raul X Raquel
Raul (Antonio Fagundes) e Raquel (Regina Duarte) – os dois perdem tudo por culpa dos filhos de índole interesseira, mas logo refazem a vida. São brasileiros que prezam a moral e a família. São gente boa e impiedosos com a impunidade. Coincidência ou não a letra “R” é a inicial de ambos os nomes.





Leonardo X Maria de Fátima
Léo (Gabriel Braga Nunes) e Maria de Fátima (Glória Pires) – são ambiciosos e passam por cima de tudo e todos para chegar ao topo. O primeiro se relaciona com prostitutas e a segunda com um gigolô. Os dois se casam com membros da alta sociedade carioca, mas são desmascarados. Ambos têm relacionamento conflituoso com os pais, e uma necessidade de negação dos valores familiares.


Pedro X Solange
Pedro (Eriberto Leão) e Solange (Lídia Brondi) – são muito bonzinhos e querem ajudar a todos sempre. Claro que são enganados e perdem seus grandes amores. A maior semelhança é o espírito de justiça que submerge os personagens do meio da trama para o final, e tudo acontece simplesmente para recuperar o grande amor perdido e comprovar a inocência.
 Marina X Afonso
Marina (Paola Oliveira) e Afonso (Cassio Gabus Mendes) – ambos são herdeiros de um império poderoso e pertence à alta sociedade. Os dois se casam sem amor por terem sido supostamente enganados pelos vilões. São decididos e donos de uma personalidade forte. A áurea do mocismo reina em ambos os casos. Ah sim, os dois são bem chatinhos.
Horácio X Marco Aurélio 
Horácio Cortez (Herson Capri) e Marco Aurélio (Reginaldo Faria) – corruptos de caráter frio, os dois possuem uma relação dificil com seus filhos bobinhos. Possuem amantes, suas esposas sabem disso, e não tem compostura para lidar com os funcionários. Aproveitam do sistema financeiro brasileiro e odeiam o Brasil.

Um comentário: