terça-feira, 19 de julho de 2011

Insensato Coração - Capítulo de Terça Feira 19/07

Porque será que Gilberto Braga e Ricardo Linhares estão dando tanto destaque ao Douglas (Ricardo Tozzi), Bibi (Maria Clara Gueiros) e Dulce (Bianca Byngton)? Permanece a dúvida. A novela esta arrastada demais, todas as tramas se repetem e todos os personagens dizem a mesma coisa. Antes eu achava que era muito pouco apenas 190 capítulos uma trama desses autores, agora já acho que 150 está de bom tamanho. Eu hoje estou assisti à novela de bexiga cheia talvez isso esteja me irritando um pouco, mas não mais que a trama.

Mas a novela vai ficar nessa lenga-lenga Douglas-Bibi-Dulce? São ótimos atores, mas a trama central pede atenção. Por mais que eu tente achar alguma coisa para falar da Marina (Paola Oliveira), o que posso dizer? Nada, ela não faz nada na trama, temos apenas mais um casamento a vista. No frigir dos ovos a chatinha Alice (Paloma Bernardi) beijou muito mais que a mocinha principal, ela contabiliza três bocas pelo menos que eu me lembre, em outras palavras Marina não bombou, ela e Alice são do mesmo tamanho.

Gilberto Braga e Ricardo Linhares a novela esta chata, essa história de encher lingüiça é coisa do passado, vamos colocar mais tempero por favor. Tem Vitória (Nathalia Timberg), Tia Neném (Ana Lucia Torres), Gabino (Guilherme Piva) e Kleber (Cassio Gabus Mendes), personagens fantásticos, movimenta a trama deles, nós merecemos.

Morde Assopra e duas gratas surpresas!

Tem duas atrizes que me chamam atenção em Morde e Assopra, Vanessa Giácomo e Bárbara Paz, desse pessoal novo que aparece em novela, elas duas são uma delícia de assistir, a atuação de ambas é um espetáculo. Claro que tem personagens cativantes e outras nem tanto, e o delas calhou de cair na graça do público. Na novela toda elas são as que mais se destacam, pelo menos do núcleo jovem, tanto pelo empenho quanto pela beleza.

Bárbara tem um dom que todos os críticos estão boquiabertos, não é fácil fazer comédia e ela se apresenta como uma grande comediante, suas cenas com Ary Fontoura são engraçadíssimas.  Já Vanessa, depois de fazer antagonistas que almejam o namorado das mocinhas ela agora faz uma antagonista que inveja o namorado da mocinha, mas dessa vez espevitada com graça um verdadeiro primor. Em meio à boçalidade da trama, duas atrizes que valem.

Fora Rodrigo Andrade - A campanha continua

Como o assunto do dia é a proibição de algumas cenas gays nas novelas, a Rede Globo e o SBT mandaram seus autores diminuir na tinta e até excluíram algumas cenas já gravadas e previstas para ir ao ar, vou comentar o assunto como advogada do diabo.


Ontem aqui neste espaço eu defendi a emissora alegando que ela estava de parabéns por expor o assunto de forma crua sem muitas firulas, hoje temos a notícia da proibição de algumas cenas e do corte da cena ousada do motel em Insensato Coração. É claro que a culpa disso tudo é do Rodrigo Andrade, o Ministério Público condena que as nossas famílias prestigiem a má interpretação, mas como a classe artística é maior que o movimento gay, eles optaram por atacar o segundo. Obrigado Ministério Público pela graça alcançada, veremos menos o personagem Eduardo.

Eu garanto com todas as minhas forças que se tivessem escalado um bom ator para  interpretar o Eduardo, nada disso aconteceria e o SBT seria poupado. Mas como temos um mal exemplo de atuação, de interpretação e até de dicção, todos foram afetados. O poder deste Rodrigo Andrade me surpreende a cada dia, ele acabou com o merchandising social de todas as novelas brasileiras, só porque teve preguiça de procurar uma boa escola de interpretação. Fora Rodrigo Andrade!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Insensato Coração levanta a bandeira do arco-íris! Ufa!

Então hoje eu estava naquele ambiente mega homofóbico que é o lugar onde eu trabalho, e escutei dos rapazes que fumavam seu cigarro na calçada a seguinte frase: do jeito que este mundo está gay, é melhor ter uma filha mulher! Na hora pensei porque não somos cachorros e avançamos quando estamos com raiva o quando somos agredidas. Mas o nível civilizatório gritou e me contive. Logo pensei em Insensato Coração e no serviço que ela está prestando ao mundo gay, as famílias que tem gays, e principalmente a este universo tão preconceituoso. Sempre disse aqui, que Gilberto Braga e Ricardo Linhares deveriam pesar nas tintas, porque de Kleber´s (Cassio Gabus Mendes) o mundo esta cheio, e só assim eles conseguiriam retratar até raiz do constrangimento, as mazelas proferidas por este universo homofóbico.

Por isso, acho que a Globo merecia os parabéns por expor a situação de uma maneira abrangente e no horário nobre. Os autores estão prestando um serviço a sociedade ao retratar este cenário. Acho que deveria ter personagens machistas também, porque este individuo que graças ao bom Deus eu não vi a cara, é um alienado por pensar que sua filha não pode se tornar uma lésbica.  Como se mulher não tivesse essa oportunidade. Como mulher eu adoraria aparecer aos beijos com uma outra mulher na frente do cigarro dele. Mas aí é erótico, aí pode né?! Não leitores, eu não vomitei, porque não vi a cara dele, mas deu vontade.

Grande Louise Cardoso

Digamos que a minha felicidade e meus olhos voltam a flamejar ao ver a grande  interpretação de Louise Cardoso. A cena do capítulo de hoje em que ela expõe para o filho todos os seus medos e angústias por ele ser homossexual, foi de lacrimejar a mais fria das telespectadoras. Eu sabia que os autores não resumiriam o personagem dela ao nada, a uma simples passagem. Eles precisavam de uma grande atriz, uma grande interpretação, uma grande dama, cenas importantes estavam separadas para ela. Louise é a nossa Judi Dench, qualquer papel lhe caí bem, mesmo com poucos minutos ela rouba a cena e deixas esses novatos que não sabem nem quem foi Macunaíma no chinelo. Fora Rodrigo Andrade!
Louise esbanjou talento, emoção e dramatizou com perfeição todas as cenas em que esteve presente. Mesmo quando fez a boa moça no capitulo de hoje conseguiu ser tocante. Já estou satisfeita porque realmente me preocupava que ela passasse em branco, mas percebo que os autores tem esses atores como coringa para estas cenas emblemáticas. Formidable 

Insensato Coração - Capítulo de Segunda Feira 18/07

Que delicia assistir a uma cena de duelo, Norma (Glória Pires) e Léo (Gabriel Braga Nunes)  concorrem para vê quem seduz melhor. As cenas em que em que ele diz: Dona Norma, já entra para a história. Longe de ser grandes espetáculos, são cenas discretas, mas que possuem audácia e vigor. É um duelo de super heróis, nada, além disso. Ele um Lex Luthor capaz de destruir com seu jogo de palavras e sedução, ela Angela* obcecada, arrogante e mortal. Ela apaixonada por ele e com os poderes em mãos. Ele frio e calculista só pensa em conquistá-la para dar outro golpe, sabe da fragilidade da presa, mas tem a paciência da espera. Um grande duelo.

Gilberto Braga e Ricardo Linhares me surpreendem. O capitulo de hoje acabou com o close em Douglas (Ricardo Tozzi), eu gostaria de saber porque? Porque? Eu já citei inúmeras vezes os desperdício de certas cenas mas que tenho esperança que tudo será explicado, no momento a grande explicação que aguardo é qual o sentido da personagem Dulce (Bianca Byington)? Eu adoro a atriz, e acho que ela merece estar na novela do horário nobre, mas eles me deixaram curiosíssima.

Hoje a novela foi para Paula (Tainá Muller) brilhar, todas as cenas ela estava fantástica. Isso sim é um personagem secundário que se preze em uma atriz de primeira, ao contrário de Guilhermina´s Guinle e Carolina´s Kasting, está faz jus com talento e beleza. O que é aquele olho? A postura e a classe com que ela abrilhanta a personagem, não tenho medo em dizer que esta será nossa maior atriz brasileira daqui uns tempos.

Como todos sabem do meu amor pela Tia Neném (Ana Lucia Torre), eu só tenho agora uma coisa a exclamar: obrigado Tia Neném, sua existência alegra minha novela! (quem repetir isso 10 vezes receberá uma benção)

Angela – personagem de Spawn