sexta-feira, 15 de julho de 2011

Hollywood é Aqui – parte I

Alinne Moraes: tem carisma e o público adora. Mulher bonita e atriz com talento a ser lapidado. Fez filmes e novelas sempre com personagens de destaque, namorou atores conhecidos e é bem articulada. Julia Roberts foi à namoradinha da América, ela pode vir a ser a do Brasil.

Carolina Ferraz: atriz que não compromete e dá conta do recado. Sempre com personagens de destaque, já fez várias protagonistas, seduz o público com sua atuação e postura elegante. Como Sandra Bullock, possui um sorriso tímido e sensual e não passa despercebida por mais discreta que seja.
Carolina Kasting: inexpressiva atriz com talento mediano fez alguns filmes nacionais e novelas. Não será protagonista nunca, não tem cacife interpretativo para isso.  Como Demi Moore cairá no ostracismo daqui uns dez anos. Será que ela raspa a cabeça antes?

Fernanda Rodrigues: Tem talento desde sempre é carismática e os autores adoram. Fez novelas interessantes desde criança e tem histórico bom na teledramaturgia. Como Reese Wintherspoon aparece nos tablóides esporadicamente, já fez vilã e mocinha muito bem.

Regina Duarte: Já fez muito sucesso e várias novelas. Encantou o Brasil com seus personagens e desencantou ao mexer com política. É uma grande estrela da televisão brasileira, assim como Jane Fonda é para o cinema americano. Apesar dos tropeços das divas, o público dá sempre uma segunda chance.

O Astro - Uma novela que entretem!

Eu não estava errada, a química entre o casal Herculano (Rodrigo Lombardi) e Amanda (Carolina Ferraz) é incrível. Ela esta belíssima, tem sex appel, classe e postura. Ele é uma grata novidade, tem porte másculo e uma beleza exótica, é bom ator. Os dois são o casal padrão com a simetria perfeita. Quem fez a escalação acertou, é raro acertar em par romântico, ou pelo menos tem sido, podemos citar vários mas o post não é sobre isso.

A abertura é muito bem elaborada e a trilha sonora é um acerto e tanto. Aquelas atrizes medianas, Carolina Kasting e Guilhermina Guinle, vão desfilar muito pela novela o que é lastimável, nem tudo é perfeito.  Márcio (Thiago Fragoso) teve muitas cenas dramáticas logo no começo, o que foi bem ousado, acho que o ator não compromete e talvez ele seja uma esperança para o futuro.
Janete Clair é a mãe da telenovela brasileira, inspirou toda essa geração de autores, e o melhor exemplo é Gilberto Braga. Ela escreveu várias novelas e teve o dom da dramaturgia, mas não espere nada mirabolante que não virá, é uma história a moda antiga. O que é ótimo para quem quer entretenimento sem muitas estripulias. Sabe aquela comidinha caseira, simples mas que elimina a fome só de pensar, O Astro é assim, distraí e entretem.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Insensato Coração - Capítulo de Quinta Feira 14/07

O grande problema da novela é que se tornou um dueto, não tem trama para os outros personagens, só Norma (Glória Pires) e Léo (Gabriel Braga Nunes) é que contracenam e tem grandes cenas com as melhores falas. Neste blog não fazemos previsões e nem contamos o que irá acontecer, tem muita revista especializada que já faz isso. Mas devo admitir que esta ladainha do casamento do casal sem graça tem função dramática, é o grande ápice para a derrocada do vilão. Gilberto Braga e Ricardo Linhares estão cozendo os personagens, para no futuro servir. Por mais ansiosa que eu seja, novela é isso mesmo, uma novena até chegar ao resultado da graça. Vamos aguardar e curtir este Love de Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paola Oliveira).

Percebam que o personagem do William (Leonardo Carvalho) só serve para fazer propaganda da Natura e do Itaú. É impressionante o que este menino aparece nas ações de merchandising. Tudo bem ser filho do diretor mas deixa o resto do elenco ganhar uns trocados também. O personagem  Xicão (Wendel Bendelak) tem mais função que ele, e a injustiça que ele não aparece nem no site da novela. Coloca o Xicão para fazer propaganda do banco, iria arrasar!


Na campanha: Fora Rodrigo Andrade!, devo confessar que ele está cada dia pior. E não noto esforço dele para isso, vejo que é natural a má interpretação. Aquele diálogo dele com o namoradinho contando o drama que esta passando com a mãe, até meu porteiro faz melhor. Aliás, vou copiar o diálogo e pedir para que o meu porteiro interprete, vou pagar lógico, mas só para ver aquela cena por outro angulo. Juro que não é pessoal, mas onde o diretor de elenco estava para escalar aquela folha em branco da interpretação?

Somos mal sim, e daí? - em meio a tantos personagens do bem.

Vinicius (Thiago Martins) – um dos melhores antagonistas de Insensato Coração, quis transar sem camisinha com a sonsinha Alice (Paloma Bernardi), depois que descobriu ser filho de Oscar (Luigi Barricelli) começou a mostrar sua personalidade agressiva, fez um vídeo expondo à amada Cecília (Giovana Lancelloti) na cama com o rival e divulgou na internet, ameaça o irmão, rouba a madrasta e esta previsto matar um gay a pancadas. Maldades não faltam.

Natalie (Deborah Secco) – é sim antagonista e má, e não peço perdão aos defensores. A ex-BBB fez de tudo para conquistar o bom moço André (Lázaro Ramos), aplicou vários golpes em modelos e atrizes para conquistar a fama e agora rouba o marido para manter seus caprichos. Apesar de presentear a mãe e os amigos, não tem escrúpulos e nem caráter. Hoje transa para obter informações privilegiadas com o advogado Wagner (Eduardo Galvão). E tem gente que acha que ela tem moral, pode?



Eunice (Deborah Evelyn) – a melhor personagem é o retrato fiel da alpinista social e da classe média emergente que acha que tudo pode. Apesar da dor de perder a irmã, o que a derrubou mesmo foi perder o dinheiro que lucrou com esta morte. E mesmo ao dizer que as filhas estão em primeiro lugar, mudar para o Rio de Janeiro sempre foi sua meta e ela alcançou. Não tem escrúpulos para chegar onde quer a elite carioca.


Wagner (Eduardo Galvão) – apesar da pinta de bom moço, ele é advogado que vende informações sigilosas para conseguir o corpo da esposa do cliente.  Entrega para a imprensa os caprichos do patrão na prisão para se beneficiar, e ainda por cima presta serviços para Norma (Glória Pires) como assistente e sabe de todos os atos obscuros que ela faz com Léo.



Wanda (Natália do Vale) – sempre passou a mão na cabeça do Leo (Gabriel Braga Nunes) o arquivilão, por mais que seja mãe dele seus escrúpulos são tortos. Dormiu com o cunhado, aceitou dinheiro ilícito do filho e ainda por cima fecha os olhos para as mazelas dele. Não mede esforços para levar uma vida boa e esbanjar trivialidade.

Temos Norma e Léo, mas esses são evidentes.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Sueli brilhou em cena altamente dramática

Eu realmente estava esperando a Sueli (Louise Cardoso) aparecer na trama, e ela apareceu no capítulo de hoje. Depois de infindáveis capítulos só fazendo figuração, finalmente ela deu o ar da graça. Lamentável que a escada para a cena dela seja um ator tão mediano que transforma o personagem Eduardo (Rodrigo Andrade) num boçal. Mas Sueli foi incrível, ela foi o grito dos preconceituosos, a revanche dos que não suportam ter filhos gays, o pensamento dos religiosos. Os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares colocaram um texto tão enxuto, direto e duro na boca da personagem, que os aplausos são necessários. Grande interpretação Louise!
A personagem de Louise estava deixando a desejar, ela só teve uma grande cena no começo da novela quando perdeu o irmão no acidente, desde então ficou a novela inteira como se fosse uma Poliana saltitante. Hoje sim apareceu a carga dramática da personagem e ela deixou o tal ator mediano no chinelo. O drama deixou de ser do homossexual para ser o materno, ninguém quer saber o que o Eduardo vai passar, as atenções são todos para Sueli e com razão. Não esqueçam da campanha: Fora Rodrigo Andrade!

Insensato Coração - Capítulo de Terça Feira 12/07

No capítulo de hoje Norma (Glória Pires) destilou todo o verbo em cima do arquivilão Léo (Gabriel Braga Nunes), foi delicioso ver a humilhação do personagem e gratificante assistir o duelo dos dois. Depois Léo consternado sobe ao quarto de Norma e a agarra a força, ela como uma presa fácil caia nos braços do amado e se entrega ao desejo reprimido. Temos aí uma verdadeira história de amor pós-moderna, um dos romances mais ousados da televisão brasileira, tenho certeza que Eça de Queiroz morreria de inveja com tamanha habilidade dos autores.

O grande destaque das tramas de Gilberto Braga são os flashbacks, sempre foi, e já constatamos o uso adequado deles em Insensato Coração várias vezes. No capítulo de hoje quando Eunice (Deborah Evelyn) recorda da sua noite com Ismael (Juliano Cazarré) foi excitante. Ela também ajudou a personagem de Daisy (Isabela Garcia) a ter uma função que a valha, as duas contracenando foi divertido. No frigir dos ovos, Eunice é uma personagem muito engraçada.
Natalie está uma vagabunda, a linha da personagem desvirtuou o que é uma virtude neste caso, era muito chato o moralismo e aquela ética toda. Os autores não queriam expor os BBBs e com medo da veracidade deram uma áurea de menina correta que não colou. Adoro ver ela com o Wagner (Eduardo Galvão) bancado a infiel, usando o corpo para conseguir informações privilegiadas, um dos melhore pares da novela. E pensar que ela no começo  corria atrás do André (Lázaro Ramos), o Wagner é muito mais interessante.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Astro

Muita gente acha loucura a Rede Globo estrear mais um horário de novela, já que são muitas, e para que aumentar mais o tempo de alienação da população brasileira. Podem me chamar de puxa-saca, eu não sou, mas podem. Isso porque, tenho que ressaltar que a Rede Globo é a verdadeira e mais séria industria do entretenimento neste país, fazer novela com a qualidade que ela produz é difícil de encontrar em qualquer lugar do mundo. No Brasil então a concorrência tenta chegar, mas nem no Vale a Pena Ver de Novo, que é reprise, elas conseguem alcançar a audiência. Por isso mais uma novela sempre é bom.
Acho muito justo  que a Rede Globo lance O Astro em horário novo e alternativo, a indústria é assim, tem quem faz e tem quem veja. Supermercado hoje vende revista e farmácia vende comida, é a lei da oferta e da procura e tem público para isso. E O Astro será um sucesso, pelo texto da incrível Janete Clair (patrimonio histórico brasileiro da dramaturgia) e pelo casal Rodrigo Lombardi e Carolina Ferraz, química perfeita. Difícil vai ser agüentar a Carolina Kasting e Guilhermina Guinle, estas são As Ostras.

Campanha: Rodrigo Andrade Fora!

No capítulo de hoje foi dificil assistir o cigano Igor*-Eduardo (Rodrigo Andrade) téfazendo cena dramática e rostinho de preocupado, até o robô de Morde e Assopra se expressa melhor que ele. Gilberto Braga tira ele. Ricardo Linhares inventa uma morte para o personagem! Nós telespectadoras adoramos ver homem bonito, pode até ser gay, mas homem bonito tábua ninguém merece. O par dele, o Hugo (Marcos Damigo), até que não compromete tanto a cena. Mas ele compromete a novela, a causa, o merchandising social e ainda por cima o meu estomago.

Gente, nem trabalhar com a Louise Cardoso fez essa tentativa de ator se empenhar em umas aulinhas de interpretação. Não tenho nada contra ele, e sim contra o desempenho dele. Estar na novela do horário nobre exige estudo, empenho e dedicação, cadê tudo isso? Nem no Google eu encontrei, digitem lá – Rodrigo Andrade grande cena. Me mandem o link se encontrar.

Em protesto, segue fotos dos verdadeiros atores, que viveram casal gay na novela Argentina La Botinera. E de Adriano (Rafael Zulu) em Ti Ti Ti. Para interpretar gays precisa de talento e, fazer o dever de casa, seja ele afetado ou não.

Insensato Coração - Capítulo de Segunda Feira 11/07

Nada como um capítulo fino desses para nos orgulhar de acompanhar esta trama, longe de ser um grande espetáculo, a cena que terminou foi de muito bom gosto. Norma (Glória Pires) deitada na cama de camisola com parte da coxa aparecendo chama o criado e arquivilão Léo (Gabriel Braga Nunes), indefeso não entende as vontades da patroa, mas faz, se despe. Atônito, depois de um ultimato, percebe o verdadeiro anseio dela. A tensão da cena foi de um esplendor sem precedentes, por mais que se escute alguns autores declamarem seus talento na imprensa, nenhum possui habilidade para escrever uma cena dessas.
A novela esta mesmo um tédio, é como comer recheio e jogar fora a massa, só a trama central é que faz sentido e segura a audiência, o poder de dois bons personagens é o segredo do sucesso. Como em A Favorita, por mais que a novela fosse bem escrita, só quem importava mesmo era a Flora (Patrícia Pilar) e Donatella (Claudia Raia). Em Insensato Coração eu daria fim a todos eles, mantinha Ismael (Juliano Cazarré), Eunice (Deborah Evelyn) e Vitória (Nathalia Timberg). Tia Neném (Ana Lúcia Torre), como já disse aqui nesse espaço, mereceria uma morte triunfal e pronto. Gilberto Braga e Ricardo Linhares estão chegando à reta final, mas a massa desandou, por mais que eu adore, a novela padeceu de mais personagens fortes, fora os dois, o grandes destaques são alguns coadjuvantes.